sábado, 19 de junho de 2010
Terceira proposta - Memória descritiva
Na imagem original, podemos observar cores vivas e apelativas, nomeadamente a cor da mascote da marca – castanho – alusivo ao chocolate, ingrediente principal do produto. O castanho é também a cor das letras do logótipo da marca, denotando-se a importância da cor do ingrediente, base da construção da identidade da marca.
A cor de fundo da embalagem é laranja, uma cor apelativa sobretudo para as crianças.
Ao alterarmos a cor da mascote, neste caso para roxo, perde-se o sentido da alusão ao chocolate. Conjugando com o azul, a embalagem torna-se menos apelativa e não se identifica à primeira vista que é um produto alimentar, cujo ingrediente principal é o chocolate. Olhando para a imagem modificada, vêm-nos várias ideias à cabeça, mas a ideia de produto alimentar de chocolate é a menos recorrida.
Observamos, assim, como a alteração da cor pode mudar toda a identidade e identificação de uma marca.
Quando pensámos na imagem do motor de pesquisa Google, associamos as cores fortes do logótipo, cores alegres e apelativas, abrangendo vários tons diferentes.
Ao modificarmos o tom alegre e vibrante do logótipo para preto e branco, perdemos toda a identificação do Google como algo muito acessível, apelativo, colorido e alegre. Perde-se muito do carácter acessível a qualquer pessoa do Google, não identificamos logo como motor de pesquisa e este aparece-nos como algo pouco acessível, apagado, escuro, sem vida. Não nos apela a entrar e navegar pelo site. Parece algo restrito a um certo grupo de pessoas, elitista.
Se falarmos da personagem Shrek a pessoas de diferentes faixa setárias, todas irão mencionar a sua cor verde tão característica e que, aliás, é o factor de diferenciação dos tradicionais desenhos animados. Por ser um ogre, a personagem aparece caracterizada com um verde vibrante, muito apelativo às crianças e que promove a boa disposição ao longo dos filmes.
Ao alteramos a cor para, neste caso, um rosa forte e tons semelhantes na sua indumentária, perdemos completamente a noção de ogre, de personagem relacionada com as cores da natureza pela sua vivência no meio natural. A ideia que está intrínseca a esta imagem modificada é totalmente diferente da imagem original, perdendo todo o seu carisma enquanto personagem verde que veio mudar o mundo da animação infantil.
Nota: a edição de imagens foi realizada através do programa Adobe Photoshop CS2.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário