"Design gráfico é uma actividade técnica e criativa relacionada não apenas com o produto de imagens, mas com a análise, organização e métodos de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação."

Icograda-International Council of Societies of Graphic Design



sábado, 19 de junho de 2010

Infografia - Memória descritiva

O tema que escolhemos para a composição da infografia foi o “11 de Setembro de 2001”, por ser algo que afectou de extremo impacto a nível mundial e de grande interesse de estudo e exploração.
Numa primeira fase definimos quais os assuntos que iríamos incluir na composição. Sendo assim, os seguintes pontos a trabalhar:
 Protagonistas: os terroristas
 Cronologia da década anterior
 Cronologia horária do dia 11 de Setembro de 2001
 Histórias de pessoas que fora, quer dentro das torres
 Título
 Lead

Inicialmente tínhamos a visão objectiva de retratar as torres, pelo que queríamos inserir a sua imagem na infografia, possivelmente com histórias alusivas a pessoas que estivessem dentro das torres. No entanto, sob orientação do professor Bruno Giesteira, decidimos criar uma linha temporal de década, inicialmente sob a forma de círculos, onde iríamos colocar informação de carácter significante que se tivesse passado nos anos anteriores ao atentado.
Do círculo com a inscrição “2001” sairia uma espécie de balão que iria englobar o restante campo de trabalho disponível e que iria conter a representação gráfica das duas torres e dos aviões.
Decidimos associar à escala dos anos, nos círculos, uma escala de cor, representando o alerta de perigo, começando num amarelo pálido até ao vermelho no ano 2001.



Após algumas experiências e conversas com o professor decidimos alterar alguns aspectos. Sendo assim, o que era uma linha com círculos sob a forma de anos passou a ser uma escala ascendente em que há uma gradação de cor uniforme.
Também uniformizámos o espaço de distância entre cada um dos anos, assim como as respectivas caixas de texto.
Por uma questão de melhor utilização do campo de trabalho decidimos deixar de parte a ideia dos “balões”. O destaque no ano 2001 manteve-se, no entanto de uma forma mais linear, com linhas rectas que nos remetem para um aparte. A ideia de incluir a representação esquemática das torres foi igualmente posta de lado.
Devido ao facto de termos de falar do Pentágono e da Pennsylvania, optámos por outra abordagem, de modo a incluir os outros dois espaços do 11 de Setembro.
As torres ficaram de lado, assim como a ideia inicial de incluir histórias de testemunhas na infografia. Não só por não se adequar mas também por uma questão de espaço.
Após a visualização de alguns conteúdos relativos à infografia, o professor deu uma ideia que acabou por ser aquela que adoptamos. Em paralelo com a esquematização de uma linha de metro, em que temos linhas diferentes de cores diferentes, com as paragens assinaladas sem ter em conta a questão distância. A
ideia era, por isso, construir uma espécie de quatro linhas de metro que significassem cada uma delas o itinerário que cada avião percorreu. Cada linha teria uma cor, e contaria com caixas de texto relativas às horas de acção de cada voo. Foi isso que fizemos. Ocorreu-nos a ideia de acrescentarmos um avião em jeito de ícone no canto, numa redundância que possibilitasse ao leitor um maior entrosamento com o tema.



Graças a várias orientações do professor, percebemos que seria útil ao possível leitor criarmos uma linha cronológica horas, respeitando a ordem das linhas dos aviões, com a ligação através de uma linha picotada entre a caixa de texto e a hora da linha.
Adaptámos bem a ideia à composição já criada e acabou por dar uma melhor organização ao esquema, porque tivemos de reordenar as caixas de texto de forma a criar uma linha horária coerente. Por falta de espaço, tivemos de deixar de parte as imagens das torres. Modificámos o ícone dos aviões, por se considerar que o ícone em utilização podia resultar numa má compreensão do leitor, uma vez que não foi o mesmo avião que esteve em causa em cada uma das linhas. Daí termos optado por uma representação icónica diferente.
Por ultimo, considerámos oportuno incluir na cronologia da década uma pequena relevância para a identidade dos terroristas, em caixa de texto da mesma cor que a da respectiva linha do avião que pilotaram.



Esta proposta de trabalho revelou-se muito interessante, principalmente na exploração da adaptação de toda a informação de um tema ao campo de trabalho. É sem dúvida um trabalho exaustivo e de relevante valor. Considerei esta oportunidade uma mais-valia para o desenvolvimento da nossa experiência nos mais variados âmbitos de trabalho deste curso e desenvolvi uma grande curiosidade pela infografia.

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