"Design gráfico é uma actividade técnica e criativa relacionada não apenas com o produto de imagens, mas com a análise, organização e métodos de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação."

Icograda-International Council of Societies of Graphic Design



sábado, 6 de março de 2010

A primeira experiência

A ansiedade fez parte dos ingredientes da primeira aula de Design de Comunicação Visual (é de facto um nome apelativo que não me canso de pronunciar).
Esperava-nos um primeiro contacto com novas abordagens e um ambiente propício à aprendizagem.
Desde logo foram-nos disponibilizados, pelo professor, livros de grandes referências e de grande interesse para a disciplina, os quais consultámos com o maior agrado e curiosidade, ficando com um "cheirinho" das verdadeiras obras de arte que se realizam ao nível do design gráfico, essencial para uma boa comunicação.
Foi-nos, desde o início, esclarecido que o professor irá facultar aos alunos todo o tipo de recursos que se revelem úteis para a nossa compreensão de vários contextos da disciplina.
Um outro recurso que nos irá ajudar muito ao longo do semestre é o site da disciplina: http://www.icicom.up.pt/~bsg/wiki. Aqui estarão disponibilizados todo o tipo de conteúdos abordados nas aulas e, alguns, facultativos, que nos contextualizem melhor quanto ao que é pretendido na disciplina.

Surge o primeiro desafio: a primeira proposta de trabalho.Esta tem em vista o seguinte projecto:
"Tendo como tema de trabalho uma música à sua escolha, elabore uma composição, que seja a interpretação visual do tema escolhido.
O trabalho final deve resultar numa composição, constituída por elementos básicos da comunicação visual, organizados segundo as técnicas de comunicação visual que entender adequadas.
A composição tem de ser adaptável a dois contornos básicos da comunicação visual: o contorno quadrado, com 12 cm de lado e contorno circular, com 11,5cm de diâmetro.
O trabalho realizado tem de ser acompanhado de uma memória descritiva, que justifique as escolhas feitas ao nível dos elementos básicos da comunicação visual e das técnicas de comunicação visual, utilizadas na concretização da proposta."


São vários os objectivos deste projecto, entre os quais, a familiarização com os elementos básicos da comunicação visual, a compreensão e distinção das técnicas de comunicação visual, bem como a utilização dos elementos e técnicas como forma de expressão, resultando numa composição que transmita o que queremos comunicar. Assim, estaremos a entrar no contexto do discurso gráfico e iremos desenvolver o nosso sentido estético com vista a aprimorar a nossa arte de bem comunicar.

Como suporte para a realização do projecto, foi-nos introduzida a base da comunicação visual
Elementos: "Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direcção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas. A estrutura da obra visual é a força que determina quais elementos visuais estão presentes, e com qual ênfase essa presença ocorre."

Técnicas: "A força maior da linguagem visual está no seu carácter imediato, pois em termos visuais a nossa percepção de conteúdo e forma é simultânea. Por isso, as técnicas de comunicação visual auxiliam no controle dos objectivos informacionais, na transmissão da mensagem objectivada e influencia a compreensão do utilizador na interpretação e percepção do conteúdo desejado."
Ex: equilíbrio, instabilidade, simetria, complexidade, fragmentação, profusão, entre muitos outros.

Foram abordados na aula os princípios básicos da percepção visual, através da psicologia de Gestalt, que gira em torno da forma como os indivíduos percepcionam os diferentes elementos.
Gestalt psychology attempts to understand psychological phenomena by viewing them as organised and structured wholes rather than the sum of their constituent parts.
Falámos da lei da proximidade, lei da semelhança, lei da pragnância, lei da simetria e lei do fecho. O seguinte site revela-se muito útil neste contexto: http://www.interactiondesign.org/encyclopedia/gestalt_principles_of_form_perception.html

Consultámos ainda alguns exemplos, académicos e não académicos, de elementos básicos da comunicação visual, bem como vídeos bastante interessantes sobre design de comunicação, no que toca a elementos e conceitos aplicados à pintura, como Joan Miró, Pablo Picasso e Henri Matisse.
Gostei particularmente do seguinte vídeo: http://video.google.com/videoplay?docid=2096086952111891748, por, através da animação de sons, transmitir tão bem as possíveis formas de comunicação e os vários caminhos que podemos escolher para comunicar a interpretação de sons.

Como se pode verificar pela extensão do texto, foi uma aula bastante produtiva e que nos expôs aos conteúdos mais básicos da comunicação visual, introduzindo-nos os primeiros passos em busca de uma grande aprendizagem e evolução.
Agora é tempo de pensar na primeira proposta de trabalho, que provocou um reboliço de ideias na minha cabeça, mas também de alguma confusão.


Talvez por ser de Barcelos, identifiquei-me com esta imagem! :)

1 comentário:

  1. Estimada Marta,

    Apreciei a sua abordagem... Explícita em tom de resenha programática da aula.
    Aparentemente os conteúdos foram bem interiorizados e até a imagem do "galo de barcelos" se adequa à matéria! :-}

    Continuação de um bom trabalho!
    Bruno Giesteira

    ResponderEliminar